tecnologia blockchain ENGIE

Blockchain entra em ação para revolucionar o mercado de energia renovável

Com a tecnologia blockchain é possível acelerar e automatizar os processos de certificação de energia renovável.

A tecnologia continua revolucionando mercados. Desde os primeiros registros em 1991 até o conceituado modelo evidenciado em 2008, dando suporte ao mercado de criptomoedas, o blockchain é reverenciado globalmente por sua capacidade de trazer agilidade, segurança e transparência nas operações de diversas indústrias.

De maneira prática e resumida, o blockchain funciona como um livro contábil público, que registra todas as transações realizadas por meio de “moedas” virtuais. Cada informação coletada é armazenada em blocos carimbados com data e hora, e cada novo bloco é organizado de tal maneira que faz referência ao conteúdo do bloco de origem.

Com os dados criptografados (em formato de código) em milhares de supercomputadores, que possuem uma cópia integral do banco de dados, as informações se tornam seguras e rastreáveis.

Mas o que o blockchain tem a ver com energia?

A tecnologia vem viabilizando novos modelos de negócios para o setor elétrico, que atribuem ao consumidor um gerenciamento dos dados relacionados a sua energia mais ágil, rastreável e seguro.

Nesse contexto, uma das soluções vinculadas ao modelo blockchain é a certificação de energia renovável, sendo possível acelerar e automatizar os processos de rastreabilidade da energia renovável gerada, consumida e as emissões evitadas no processo.

Essa é uma grande vantagem para contratos de compra e venda de energia a longo prazo, com base em geração renovável, que exigem a comprovação da origem de geração de energia e quantidade produzida. É segurança, transparência e acessibilidade digital durante as transações. O blockchain não aceita intermediários, o que garante a confidencialidade das operações.

A ENGIE expande suas soluções em descarbonização através da plataforma TEO

A ENGIE Brasil Energia, por meio de um programa de inovação e compromisso com a descarbonização, firmou parceria com a plataforma TEO (The Energy Origin), com o objetivo de trazer mais digitalização e segurança aos seus clientes no Brasil.

Desenvolvida por uma startup acelerada pela ENGIE em Paris, a plataforma TEO é uma solução inovadora que tem como objetivo a certificação automatizada, via blockchain, de atributos renováveis, possibilitando a rastreabilidade da geração de energia proveniente de fontes renováveis, do consumo e emissões de CO2 evitadas no processo.

A plataforma TEO traz ao Brasil a tecnologia blockchain para as soluções de descarbonização da ENGIE, otimizando os processos de certificação e rastreabilidade vinculados ao Contrato de Energia Renovável da ENGIE (ENGIE-REC).

Saiba mais sobre o TEO e conheça as soluções de descarbonização da ENGIE!

Gostou? Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Be the first to write a comment.

Escreva um comentário