Conheça
Mercado Livre de Energia

Mais economia, segurança e flexibilidade.

Slider

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica livremente entre si. Isso permite que empresas consumidoras industriais, comerciais e de serviços contratem o seu fornecimento de energia elétrica diretamente com empresas geradoras e comercializadoras.

As transações de compra e venda de energia no Mercado Livre são registradas e contabilizadas pela Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entidade privada sem fins lucrativos e responsável por registrar as operações realizadas neste mercado.

O Mercado Livre de Energia oferece benefícios exclusivos, como:

  • liberdade para escolher de quem comprar;
  • livre negociação do contrato de fornecimento de energia, permitindo maior flexibilidade com a adequação do suprimento às necessidades e características de cada empresa;
  • maior previsibilidade de custos no fornecimento de energia, com preços e condições de reajuste definidas para todo o período de fornecimento;
  • permite a gestão integrada do fornecimento de energia para todas as unidades consumidoras, independentemente da localização;
  • normalmente apresenta menores custos em comparação com a contratação no Mercado Cativo junto à Distribuidora local, aumentando a competitividade da empresa.

 

As contratações de fornecimento de energia neste mercado podem ser feitas por um período de curto, médio ou longo prazo, negociadas livremente entre as empresas compradoras e vendedoras.

No Mercado Livre de Energia, a ENGIE é a maior comercializadora de energia do país, sendo pioneira no atendimento sistemático ao Mercado Livre, seguindo um modelo baseado no crescimento sustentável para lidar com os grandes desafios energéticos e ambientais, atendendo à demanda dos consumidores livres com segurança e solidez, proporcionado maior flexibilidade e economia na contratação de energia.

Com o Mercado Livre de Energia a empresa assume o controle de sua própria energia.

Conheça mais sobre o Mercado Livre de Energia seguindo os conteúdos exclusivos divulgados neste Blog em nosso site:

O que é o Mercado Livre de Energia

Quem participa?

Atuação da ENGIE no Mercado Livre de Energia

Como migrar para o Mercado Livre

Diferenciais do Mercado Livre

E mais: no Blog você acompanha, em primeira mão, informações, dados e fatos sobre o Mercado Livre de Energia. Acesse aqui e aproveite.

Todas as transações de compra e venda são registradas e contabilizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.