O que é sazonalização da energia contratada?

Conceitualmente, a sazonalização é o processo de alocar mensalmente um montante anual de energia elétrica, permitindo que o consumidor livre distribua mais ou menos energia em determinados meses do ano.

A estratégia de alocação mais comum é distribuir a energia contratada de acordo com a expectativa de consumo das unidades consumidoras, que por sua vez depende da sazonalidade do próprio processo produtivo.

Neste post vamos explorar o tema sazonalização, uma vez que muitos consumidores livres deverão estabelecer a sua curva de contratação junto ao fornecedor de energia para o próximo ano.

Essa estratégia busca diminuir o risco de exposição ao preço do mercado de curto prazo, denominado PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), melhorando assim a previsibilidade orçamentária, já que os valores do PLD variam semanalmente, ao contrário dos preços de contratos de longo prazo, que costumam ser fixos e reajustados anualmente.

Assim, o objetivo é aproximar ao máximo a energia contratada do consumo mensal, para que não falte nem sobre energia em nenhum dos meses do ano. Além da possibilidade de sazonalização, os contratos podem permitir também a flexibilidade da energia contratada mensal, aumentando ainda mais o ajuste entre contrato e consumo.

A distribuição da mesma quantidade de energia para todos os meses do ano é chamada de sazonalização “flat”. É preciso atentar-se para a quantidade de horas de cada mês para converter corretamente montantes de energia expressos em MWm em montantes em MWh. Montantes em MWm indicam a média da quantidade de energia em cada hora do período considerado.

Por exemplo, 1 MWm em janeiro (744 h) é equivalente a 744 MWh nesse mesmo mês. Se estivermos falando em anos, 1 MWm no ano (8.760 h) equivale a 8.760 MWh distribuídos entre os meses desse ano. Consequentemente, caso esse ano seja bissexto, serão 8.784 MWh.

No Mercado Livre de Energia, é importante que o consumidor conheça o seu perfil de consumo para definir a estratégia de contratação de energia, possibilitando a compra de volumes de energia adequados ao perfil de consumo e à sazonalidade do seu processo produtivo.

Além de maximizar os resultados de longo prazo, o pleno conhecimento do perfil de consumo é importante para aqueles consumidores livres que precisarão definir a estratégia de alocação mensal de energia para o próximo ano, ou seja, realizar a sazonalização da energia contratada.

A sazonalidade é uma característica que está presente na maioria das empresas comerciais, industriais e de serviços, sendo uma variável fundamental para a decisão de alocação de recursos para muitas empresas.

Existem setores que apresentam grandes oscilações de produção ao longo do ano, sendo mais sensíveis a um movimento sazonal, assim como existem setores onde essas oscilações não são significativas.

Conhecer bem o perfil de consumo de sua empresa pode ser um fator de vantagem competitiva.

Para realizar a sazonalização da energia contratada é importante:

 

  1. Conferir se o contrato de compra de energia possui a previsão de sazonalização da energia contratada;

 

  1. Efetuar uma análise detalhada do consumo histórico de energia da sua empresa, no mínimo dos últimos 12 meses, identificando quando o consumo é maior ou menor;

 

  1. Estimar a curva do consumo de energia (sazonalização) para o próximo ano, dentro dos limites estabelecidos em seu contrato, e formalizar junto ao fornecedor de energia dentro do prazo estabelecido para a comunicação;

 

Vejamos a seguir um exemplo ilustrativo de aplicação da sazonalização. Notar que a área abaixo da linha vermelha deve ser igual à área abaixo da linha amarela:

 

Contudo, a sazonalização da energia é uma das principais vantagens do Mercado Livre, sendo o momento em que o consumidor poderá distribuir sua energia contratada de acordo com a sazonalidade do seu setor de atuação, evitando que haja faltas ou sobras de energia ao longo dos meses do ano.

A partir de uma estratégia planejada de contratação, é possível reduzir os riscos associados à exposição ao preço do mercado de curto prazo.

Fique atento e não perca a oportunidade de usufruir desse benefício!

 

Acesse nosso site e saiba mais sobre a ENGIE.

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe!
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInRSS

Be the first to write a comment.

Escreva um comentário